Tratamento


Inicial>Artigos>Tratamento

OS PASSOS NA RECUPERAÇÃO EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA

veek taki t34 coffee mini buck cup disposable vape 10000 puffs antarctic ice

Tratamento e conscientização em dependência química, atravéz de terapia em grupo ,filmes, palestras e outras atividades. Objetivando uma visão dos valores e objetivos pessoais do dependente químico,readaptando a vida,sem o uso de drogas.

    Estudos aprofundados do programa de 12 passos sugeridos por grupos anônimos muindialmente reconhecidos como um dos melhores programas de recuperaçã

Os 12 passos de AA e NA.

Primeiro passo

O primeiro passo de A A– ALCOÓLICOS ANÔNIMOS e NA– NARCÓTICOS ANÔNIMOS, de NARA NON/ ALA NON, diz:- Admitimos que ramos impotentes perante o álcool/ adicto/ pessoas, que tínhamos perdido o domínio sobre nossas vidas.

O adicto impotente diante das suas emoções, diante da sua droga. O familiar diante do seu adicto, o alcoólatra diante do álcool, e alm disso eu tenho que perceber que eu sou, impotente no somente diante das coisas, mas também diante da minha família, diante o transito, diante dos preços, diante da outra pessoa que trabalha comigo. Então nesse primeiro passo ns temos que de alguma forma eliminar os mecanismos de defesa. E que mecanismos só estes? Só mecanismos que protegem o nosso eu,porque enquanto o familiar no fizer o primeiro passo, enquanto o adicto, alcoólico no fizer o primeiro passo, o que vai acontecer? Ele vai sempre se perguntar:   Onde foi que eu errei para que isso começasse comigo? Onde foi que eu errei para que eu tivesse um familiar usuário de álcool e outras drogas? Onde foi que eu errei? E na realidade no houve erro nenhum.

Hoje existe um capítulo do CID (código internacional doença) que fala somente sobre transtornos mentais provocados por álcool e drogas. Aqui se qualquer medico do Brasil encaminhar um paciente usuário e cocaína para tratar-se no Japão e o medico japonês no conhecer nada da língua portuguesa este medico vai olhar o número da doença classificada no CID e vai tratar como usuário de drogas/cocaína.

Não uma sem vergonhice, a sem vergonhice não  da síndrome de abstinência, eu nunca vi ninguém por sem vergonhice entrar em delírio tremes, eu nunca vi por sem vergonhice algum entrar num quadro compulsivo, então uma doença física, uma doença mental de fundo emocional, e uma doença de relacionamento, que dentro dos grupos ns chamamos de doença espiritual.

O que espiritualidade para mim dentro dos grupos? Ha uma definição para espiritualidade, que eu encontrei do Prof. Caldas Auletti, no dicionário de definição de 1956:   Espiritualidade a qualidade do relacionamento com quem ou com o que mais importante na minha vida. Então a todo momento eu tenho que estar me perguntando : O que mais importante para mim na minha vida? Agora o que mais importante para mim na minha vida? Estar passando algum conhecimento para vocês. Se estou no trânsito o que mais importante para mim na minha vida? Pensar no trânsito. Então espiritualidade  é isso: ノ a qualidade do relacionamento com quem ou com o que mais importante na minha vida. E esse o problema que  NA / AA traz, que ALANON / NARANON traz..

Com esse primeiro passo, com essa rendição eu começo a ter um contato maior comigo. Eu elimino a negação, eu elimino a minimização: E quando estou usando…. No mais usa / uso s no final de semana. Mais o final de semana para ele começa na segunda-feira, no ? Ele usa a semana inteira. Então o familiar chega e diz:: mais ele um amor sem álcool e droga, ele uma amor de pessoa, mas… quando que se encontra ele sem álcool e drogas .

Esse processo de negao, esse processo de minimizao, esse processo de projeo ( atribuir a outros uma coisa ou responsabilidade que sua ) d suporte para que os familiares digam: ele se droga por causa das companhias. Eu estou em recuperao h alguns anos e acreditem eu nunca conheci algum que para comear a usar drogas precisou ser amarrado, ningum mesmo; ele comeou a usar drogas por curiosidade, para fazer parte de um grupo, para desafiar pai e me ou a autoridade de algum, enfim por outras razes,  menos essa de ser amarrado.

Outra coisa, o protecionismo familiar. A  famlia no consegue deixar seu ente querido quebrar a cara, quebrar a cara que eu digo no bom sentido,  deixa ele aprender um pouco com a vida, se no aprender pelo amor vai aprender pela dor; ns temos que praticar um desligamento emocional, um desligamento com amor, um desligamento dos problemas da pessoa e no o desligamento da pessoa.

Isso acontece tambm com o adicto, com o alcolatra, que muitas vezes tem que se desligar da chatisse que continua sendo o familiar que est fora de uma programao, que no aceita uma ajuda e que responde da seguinte forma: No… quem bebe ele… quem se droga ele,  o problema dele!

Segundo passo

Aps quebrar todas essas negaes/mecanismos de defesa, ns temos que dar um segundo passo, que justamente um passo relacionado com a auto-estima.

No sei se vocs j perceberam que nos passos de AA / NA  eles promovem o dependente e o familiar. Por que o familiar deixou ter nome, no ? No mais fulano de tal ou o cicrano de tal, aquela louca me de fulano. O D.Q. deixou de ter nome:   o pipador, o bombeiro,  o nia,  o pudim de cachaa… ele deixou de ter nome,   na rua quem bebe,  bebe porque sem vergonha; quem se droga,  se droga por que marginal,  essa a nossa realidade.  Dentro dos passos de AA / NA  existe uma promoo.

O segundo passo diz : Viemos a acreditar que um poder maior do que ns poderia devolver-me a sanidade , ou a sade . Ns s podemos devolver a sade para quem?  Para quem no h tem , quem no tem sade um doente, isso faz parte da sabedoria popular. Em 1935 a organizao americana de sade considerou o alcolismo como doena, em 1977 a OMS ( organizao mundial sade ) considerou a dependncia qumica como doena, dependncia de outras substncias que alteram uma ou mais funes no crebro

Ento 30 anos antes da medicina o AA entrou com a sabedoria popular, ento ele promovido de sem vergonha para doente, de marginal para doente, de louca para doente. Por que ns no podemos aproveitar essa promoo e agarrar isso de todas as formas para que a gente possa ter um outro direcionamento de vida?

 Porque a pergunta que se faz: : onde foi que eu falhei para que acontecesse isso comigo? Onde foi que eu errei para que no pudesse controlar o lcool ou a droga? A comeo a atribuir: bem no consigo controlar porque esto misturando alguma coisa na cachaa, no consegui controlar porque a droga no pura.

Na realidade um processo orgnico, chamado tolerncia, esse processo orgnico simboliza o seguinte: hoje para voc obter determinado efeito voc toma uma dose, amanh para obter o mesmo efeito voc tem que tomar duas doses, depois de amanh trs doses, isso chamado de tolerncia

No momento em que se instala a dependncia a tendncia dessa tolerncia de queda. Muitas vezes voc v isso no alcolatra : ele est trmulo de manh, tomou uma passa a tremedeira, mas tambm fica ruim, chapado. Eu conheci pessoas que morreram de over-dose e que no chegaram a usar uma grama de cocana.

Ento existe todo esse processo fsico de tolerncia, essa tolerncia pode ser simbolizada por um pico ascendente de consumo e quando se instala a dependncia, a tolerncia vai caindo; pois da fase de uso inicial at a instalao da dependncia existe o prazer fsico, mas a partir do pico mais alto ser s a manuteno da dependncia, onde o D.Q. vai usar para no experimentar a sndrome de abstinncia.

E o que sindrome de abstinncia? ノ o desconforto causado pela ausncia da droga/lcool, podendo variar de insnia, tremores, alucinaes at morte neuronal.

E se tratando de uma doena eu tenho que estar atento a questo da auto-estima, no houve falha nenhuma, no houve erro nenhum de minha parte e sim a predisposio orgnica em desenvolver a tolerncia pela droga / lcool que culminou com a instalao da dependncia. Esse processo um processo seletivo. Existem estudos cientficos que comprovam a existncia de um componente gentico nesse processo.

Ento para isso eu preciso voltar a acreditar num Deus, acreditar em mim, num Deus que eu digo seria um poder superior a ns, porque a entram tambm os papis que ns vivemos dentro da dependncia. Ns vivemos um papel muito comum, ns no vivemos o papel de Deus, ns vivemos o papel de irmo de Deus, tanto o D.Q. quanto o familiar; o familiar “chega perto de Deus e bate no ombro de Deus e diz” :   Deus tira ele do meio daquelas companhias que est levando ele para o buraco; dando conselhos a Deus na cara dura, ou no? O dependente a mesma coisa, chega perto de Deus e diz: Deus modifica minha me, meu pai, modifica fulano, Deus me ajuda arrumar dinheiro, eu estou sem dinheiro para pagar o bar, o traficante; sempre dando conselhos a Deus; tanto o DQ quanto o familiar. ノ esse o papel que ns temos que abandonar para podermos caminhar com nossas prprias pernas e a entra o…

Terceiro passo

O terceiro passo um passo de deciso. S que a partir de agora ns no podemos tomar uma deciso, somente uma deciso isolada., ns temos que tomar uma deciso em conjunto com uma ao, porque se no ns vamos ficar parados da mesma forma que ns estvamos a algum tempo atrs.

Eu decidi um monte de coisas e no coloquei nada em prtica tanto o DQ quanto o familiar, aquela histria: amanh eu paro, amanh eu fao. Para aqueles que esto dentro da programao de AA / NA, NARANON / ALANON, o terceiro passo isso: tomar uma deciso colocar em ao, aquilo que eu posso fazer hoje eu fao, o que eu no posso eu vou colocar no meu arquivo e deixar para quando chegar o momento. O terceiro passo uma forma fcil de se trabalhar a ansiedade…, se deixar a ansiedade um pouquinho de lado para ver qual a nossa realidade.

A realidade do familiar que ele tem um elemento / pessoa doente dentro de casa que precisa de ajuda, a realidade do familiar e que ela est tendo comportamentos que no so prprios de uma pessoa da idade dela e que ela familiar precisa de ajuda tambm. A realidade do dependente que eu / ele precisa de ajuda, e nessa hora eu no posso escolher a cor da bia, eu estou me afogando e no sei nadar. Se jogam uma bia branca em digo, no eu no quero a bia branca, eu quero a amarela. No hora de escolher o tipo de ajuda que eu posso receber, eu tenho que me agarrar nessa ajuda de AA / NA.

Esse tipo de procedimento, essa deciso juntamente com a ao traz de volta o direito de eu pensar o que bom para mim e o que no bom para mim; o que eu tenho condies de fazer agora e o que eu no tenho condies de fazer agora. Esse processo ns temos que comear a cultivar, ns temos que comear de alguma forma j colocar em pratica.

Esse terceiro passo o passo da estruturao, o passo que eu preciso pensar aquilo que eu tenho para decidir, eu no posso decidir pelo impulso, eu no posso decidir pelo simples fato da birra; eu quero fazer e fim de papo; no saber nem porque quer fazer; prprio de um comportamento infantilizado   que muitas vezes o familiar tem e o dependente tambm tem; fazer birra chega ao ponto muitas vezes dessa birra se refletir dentro de salas de mtua ajuda:  – onde j se viu o fulano ir com a camisa do So Paulo na reunio, se apegando a coisinhas to pequenas somente para no se focalizar dentro da sua prpria recuperao.   ノ uma maneira delas se olharem no espelho de costas, ela quer se enxergar no espelho mas vira as costas para o espelho, porque dentro da sala, dentro de um grupo de mtua ajuda necessrio que eu passe a olhar para as pessoas para que as pessoas percebam como que eu estou me sentindo e eu possa tambm perceber de que forma que eu possa estar ajudando estas pessoas, para que isso tambm possa – essa deciso e ao possa ser cultivada com mais facilidade eu preciso de um…

Quarto passo:

Honestidade.
Nessa honestidade ns temos que incluir aqui uma reavaliao de vida. Como est a minha vida hoje?

Alguns j conhecem a famosa pizza em pedaos: o lado emocional,   o lado de relacionamentos que o lado espiritual dentro dos grupos annimos, o lado familiar, o lado social e lazer, o lado fsico e financeiro e o lado profissional ou escolar. Vejamos agora o quadro de algum que est em equilbrio: ele da ateno a todas as reas da vida dele de forma proporcional, um pouquinho para cada diviso, o quadro do ser perfeito, a pessoa perfeita faz isso. Mas como ns no somos perfeitos ento qual o nosso quadro? O lado emocional toma conta de trs quartos em detrimento da rea profissional,   familiar,  social, lazer,  fsica,  financeira e a rea do relacionamento.

Vocs querem um exemplo de at onde vai o nosso desequilbrio emocional? ノ s notar quem tem cachorro pequeno em casa. Se o familiar estiver a ponto de estourar o cachorro fica quietinho, no d um latido. Se o dependente chega em casa alcoolizado / drogado o cachorro o primeiro a subir em cima da cama da dona ou sair de perto dele. S ns prprios no percebemos isso.

Ento o lado emocional est em detrimento das outras reas. Qual seria a proposta ideal? Que dentro de grupos ns procurssemos abrir esse leque para chegar prximo a aquele quadro ao quadro anterior da proporcionalidade.

Quando a pessoa no quer uma recuperao, apenas quer aparecer ou fazer de um grupo ou de uma terapia um fato social:   estou em terapia, estou participando de AA / NA,   NARANON /  ALANON; s colocando uma etiqueta no peito e dizendo isso, o que vai acontecer com ele? Recuperao no existe, mais vai existir a criao de uma outra rea na vida dele: um vazio. Esse vazio um vazio existencial, um vazio que causa desmotivao, um vazio que provoca um estado depressivo, ele no tem nimo para nada, fica agressivo, comportamentos idnticos a aquele que est usando – inclusive o familiar. O familiar muitas vezes tem comportamentos mesquinhos ( prprios de quem usa ): gritar fora de hora, brigar no supermercado, xingar no trnsito, esquecer o que ia fazer, comprar igualzinho a quem faz uso de lcool/droga, no tem diferena nenhuma.

Por que? Porque o familiar est se drogando com comportamentos, o familiar adora muitas vezes cutucar a ona com vara curta, criando certos tipos de provocao que justamente para ela poder ficar / sentir-se um pouquinho acima do dependente, se achar um pouquinho acima: se eu puxar o tapete dele eu subo um degrauzinho. Isso se drogar com emoes: brigar no supermercado, chutar o cachorro, xingar no trnsito, no saber esperar a fila de restaurante / banco. Estas coisas ns vamos perceber que esto dentro desse vazio. Quando falo desse vazio eu falo do nosso lado de desonestidade para conosco mesmos que est funcionando.

Ento o quarto passo um inventrio moral, voc colocar tudo aquilo que voc tem no passado para voc se rever. S que eu no sou s um amontoado de coisas negativa, eu tenho o meu positivo, para isso eu preciso tambm olhar nesse inventrio, para que eu possa dar continuidade a aquilo de positivo que eu tenho, aprimorar o que tenho de positivo, criar alas resistentes para que eu possa estar carregando um passado, do qual eu me jubilie / orgulhe.

Porque um passado de drogadio, um passado de interferncia na vida do outro no um passado de jbilo, um passado de orgulho o qual muitos esto se orgulhando para poderem continuar o quadro da auto-piedade.

Para mim reconhecer todo esse processo, para que eu possa ter condies de estar me avaliando dentro desse processo de inventrio, dessa histria da minha vida eu preciso de um passo que de humildade.

O quinto passo diz:
Admitimos perante Deus e a outro ser humano a natureza exata de nossas falhas.

Ser que eu em recuperao estou sabendo dizer: me desculpe eu errei. Ser que eu em recuperao estou dizendo: eu prejudiquei a algum, voc me desculpe eu te prejudiquei. Ou eu continuo ainda com o nariz empinado para no olhar para os meus ps todos sujos ainda por onde eu ando. Por que velhos caminhos levam a velhos lugares, velhas idias levam a velhos comportamentos. Se eu ainda continuo tendo comportamentos de ativa, eu continuo andando pelos mesmos lugares.

Isso tambm serve para o familiar. Se eu estou tendo o comportamento dele como usurio ativo, eu no estou me olhando no espelho, no estou conseguindo me enxergar, no estou conseguindo me ver em recuperao. Por que fica muito difcil para o familiar tambm, no s para o dependente, a muito mais para o familiar, o familiar acreditar que est tendo sucesso na vida. em funo dos anos que passou/viveu com o seu dependente ativo, hoje o familiar no acredita que est vivendo um momento de tranqilidade, o familiar duvida.
Isso o que ? ノ falta de humildade em reconhecer aquilo que de bom est acontecendo na prpria vida. Falta de humildade em reconhecer junto aos outros o que de negativo eu tambm j fiz, e se eu no tenho humildade suficiente para isso eu no posso conseguir identificar as mudanas que eu tive na minha vida. Como que eu posso identificar a mudana se eu no tenho contato comigo?

Ento esse muitas vezes o papel que faz o familiar. ノ muito mais fcil enxergar o outro, os defeitos do outro do que de si prprio. E da o familiar se torna agressivo, antiptico, inadequado, e quando vai encostar a cabea no travesseiro ele diz:: puxa vida… … …, outra vez eu briguei. ノ lgico!!! O familiar no est se olhando.

A   mesma coisa acontece com o dependente. O dependente muitas vezes com a inteno de agradar a algum faz um inventrio que uma verdadeira historinha. Vai contar historinha para outro e esse outro ainda concorda: _ parabns seu inventrio est muito bom.
S que a verdade sobre a vida dele no foi relatada. A mesma coisa acontece com o familiar. Se algum entra na casa de um familiar e tira um toca-fita, etc… … – roubou.  Mas como foi o meu filho, no… ele pegou para trocar com droga. Que diferena faz? Eu fiquei sem o aparelho da mesma forma. ノ um roubo / furto que houve. Mas o familiar consegue enxergar isso?

A mesma coisa acontece com dependente que no quer entrar em recuperao: no reconhecer que prejudicou as pessoas, e de que forma prejudicou estas pessoas. ノ necessrio que faamos um balano de nossas vidas e tenhamos suficiente humildade em reconhecer as pessoas que prejudicamos. Isso inicialmente, em primeiro momento difcil, por isso precisamos de assertividade.

Sexto e sétimo passos
A assertividade de acertar de corrigir, de fazer o melhor.

Se voc olhar no dicionrio ver que a assertividade : a arte de agir com acerto. At parece que fizeram essa definio para o dependente e para o familiar, porque acertar numa situao dessa difcil.

Quando o sexto e stimo passos falam em defeitos de carter e imperfeies ns temos que definir claramente o que defeito de carter e o que imperfeio. Podemos definir que: segundo a orao da serenidade usada nos grupos a palavra coragem s aparece para modificar aquelas coisas que eu posso, modificar as coisas minhas, eu no posso modificar outra pessoa e, sabedoria para distinguir umas das outras, ou perceber a diferena.    Que diferena eu preciso perceber?   Aquilo que eu fiz e que foi movido pelo meu carter e aquilo que eu fiz e que foi movido pela minha doena.

Ento o sexto passo fala sobre as imperfeies, o stimo passo fala sobre os defeitos de carter.

Se na poca da ativa eu roubava e hoje eu continuo roubando, o fato de eu roubar faz parte do meu carter. Se antes eu roubava e hoje eu no roubo mais, ento faz parte da minha doena. Se antes eu mentia e hoje eu no minto mais, ento a mentira faz parte da doena, no faz parte do meu carter. Mas se hoje continuo mentindo, a mentira faz parte do meu carter.

A mesma coisa se aplica ao familiar. Se na poca da ativa dele eu gritava a toa at com os vizinhos, com o papagaio, ou com quer que seja, seu eu continuo gritando hoje e no estou em recuperao, ento faz parte…? No tenho mais motivos para estar gritando, ento faz parte do meu carter.

Essa assertividade…, ns temos que deixar de sermos passivos ou agressivos. O assertivo ataca o problema.. ele no ataca a pessoa. E o que normalmente o familiar / DQ faz atacar a pessoa e deixar o problema de lado.

A   recuperao dentro dos passos ela exige, dos dois lados, um trabalho efetivo, eu no posso trabalhar meus defeitos de carter sem que eu me conhea, sem que eu me compare a algum tempo atrs, sem usar meu passado, mesmo que esse passado seja recente, mas que tenho que us-lo. Porque eu no posso adivinhar um defeito de carter que vou adquirir ou atuar amanh. Eu no posso adivinhar uma imperfeio que eu possa criar amanh. Para eu identificar isso eu tenho que me relacionar com o meu passado., ( e o meu passado por ele ter um fato de preconceito, existe preconceito contra o usurio de drogas, existe preconceito para usurio de lcool, para com o familiar, a sociedade no aceita) . Ento fica difcil eu ter contato com esse passado, embora ele seja real, mas fica difcil para mim, porque para eu poder entrar em contato com esse passado em primeiro lugar eu preciso aceitar esse passado, ou admitir esse passado, que ele fez parte da minha vida.

Eu preciso realmente buscar dentro dessa assertividade um aprimoramento do meu eu. Nessa assertividade entra uma coisa que to linda, to bonita de se falar, no ?   No existe recuperao sem qualidade de vida,. onde entra a qualidade de vida? Ela entra nesses dois passos, o incio da recuperao com qualidade, porque parado de usar j estava, o que preciso voltar um pouquinho no tempo e comear a se avaliar com qualidade, mesclando essa qualidade de vida no nosso dia-a-dia para que possa realmente desenvolver alguma coisa a mais na minha vida se no eu vou ficar parado.

Se na poca em que eu estava usando lcool / droga ou tinha o familiar na ativa, e eu parei, eu travei, e eu posso voltar a travar dentro desse processo de recuperao, onde no admito o meu passado, no consigo me ver nesse passado que eu vivi, no consigo me ver como um personagem de um filme, que montei no meu passado.

Oitavo e nono passos

Dentro de uma sala de NA / AA algum descobriu uma coisa que Deus no pode fazer, coisa de adicto, mas verdade : Mudar o nosso passado.
Ser que eu posso trabalhar em cima disso agora? Esse passado no vai ser mudado, ele vai continuar existindo. As pessoas vo continuar cobrando uma coisa que eu no fiz no passado, que eu vou ter que ouvir agora: porque eu no fiz..

A   manifestao da doena sempre ativa, uma doena progressiva pode-se deter o uso, mas a doena no se detm, ela continua. No existe um passe de mgica…. que diz assim: olha voc hoje est curado, voc no precisa mais vir aqui, pode ir embora. No existe isso!!! O que existe dentro desse processo justamente a aceitao que o primeiro passo: Admiti que perdi o domnio sobre minha vida, aceitar o meu passado, para isso eu preciso em continuar essa recuperao, eu preciso me auto-afirmar

Auto-afirmao. Dentro dessa auto-afirmao muitos de ns se mantiveram no uso… … : eu sou adicto mesmo, eu sou alcolatra mesmo, tenho que beber se no eu morro, eu vou morrer mesmo ento eu vou continuar usando. ノ uma forma de auto-afirmao. Falsa, mas . Porque que agora eu no posso voltar essa auto-afirmao para algo positivo? Eu posso!!! Comear a me identificar com coisas positivas que aconteceram na minha vida, e estar lapidando isso, estar melhorando isso!!! Melhorar o meu relacionamento comigo, comear a me olhar no espelho, chegar na frente do espelho e dizer: eu te amo!!! Eu te adoro!!!  Ah, vo chamar-me de louco, mas j no chamaram tantas vezes !!!   porque agora que estou amando-me, estou mexendo com a minha auto-estima, eu vou ficar preocupado .

Eu tenho que realmente buscar alguma coisa que est dentro de mim, a recuperao inicialmente est dentro de mim, o que eu posso estar conseguindo e melhorar este relacionamento que eu tenho comigo atravs do exemplo das pessoas, e usar uma outra frase que eu ouvi dentro de NA :   o inteligente aprende com o exemplo dos outros. Por que ns temos que aprender s com o nosso prprio exemplo, dar nossas prprias cabeadas? Por que? Ser que ns paramos no tempo e no espao? No!!!

Essa nossa afirmao vem de encontro ao reconhecimento das pessoas a quem ns prejudicamos, ter claro

para ns o nome das pessoas e o que ns fizemos a elas. Essa uma parte dos passos difcil de estar se fazendo porque o filme do passado tem que voltar a ser assistido, ns temos que voltar o nosso filminho aqui e lembrar uma agresso que eu provoquei na minha famlia, uma perda que eu provoquei.  ノ difcil para ns? ノ !!! Mas como que eu posso saber se uma roupa est totalmente limpa?  ノ  verificando parte por parte dessa pea, para ver se no tem sujeira. A  mesma coisa dentro de ns. No adianta estar limpo de drogas/lcool se eu no estou limpo no meu interior no meu procedimento, no meu comportamento. Continuo naquela histria: Faa o que eu mando, mais no faa o que eu fao – chutanto cachorro, mordendo corrente, julgando as pessoas, criticando companheiros, se colocando no lugar de irmo mais velho de Deus, se negando muitas vezes a proporcionar uma ajuda as pessoas. Na poca da ativa nunca o dependente se preocupou em si prprio, consigo mesmo, algum pedia ajuda estvamos sempre prontos para ajudar… A solidariedade era imensa… porque que agora em recuperao eu no tambm usar essa imensido de solidariedade !!!

A mesma coisa acontece com o familiar. O familiar para entrar na sala de NARANON / ALANON ele primeiro olha de um lado, olha do outro, ningum me viu, p!! Entra e fecha a porta. Com vergonha de receber ajuda, vergonha de oferecer ajuda.
Acho importante ns voltamos um pouquinho e resgatarmos nossa identidade. Quem realmente sou eu? Sou me de um adicto? Sou esposa de alcolatra? Sou um alcolatra? Sou um adicto? Sou filho de um adicto / de um alcolatra? Quem realmente sou eu? Eu s vou saber lidar comigo se eu souber quem sou eu. Caso contrrio eu no vou ter sucesso nessa nova empreitada, se eu continuar fugindo de mim, eu vou ser to solitrio que at minha sombra vai ficar escondida de mim, at a sombra vai se mandar de mim. Se eu comeo escolher o tipo de ajuda que eu tenho para receber eu vou ficar sozinho novamente, vou partir para o isolamento, vou partir para a onipotncia, vou viver o papel de juiz e deixar de lado esses papis que eu vivi at hoje – seja dependente ou seja familiar – papel de repressor, papel de delegado / juiz, papel de enfermeiro, papel de bab. Eu preciso comear a viver o meu prprio papel!!! Que papel eu estou vivendo na minha famlia? Se hoje eu tivesse que montar a minha famlia como ela seria? De que forma que eu posso hoje estar percebendo o meu papel dentro da famlia?

O Deus que cada um tem que procurar uma obrigao de cada um . Ns temos que encontrar um Deus. No adianta querer cair fora… … ns temos que encontrar. Porque se eu tenho um problema hidrulico em casa, eu no vou chamar o advogado – vou chamar o encanador e vou dizer: olha estou entregando o problema para voc. Se eu tenho um problema de construo eu vou entregar para a construtora e dizer olha est aqui entregue o problema da construo. Cada um tem o seu papel dentro da sociedade, agora se eu entrego a minha vida a um poder superior como descrito no terceiro passo, o que acontece? Eu estou deixando de viver o papel de Deus, isso inicialmente na teoria, porque muitas pessoas dizem: Eu entreguei para Deus. Mas chega um momento em que falam:  Deus devolve-me aqui que eu vou fazer minhas palhaadas novamente e depois eu te devolvo.

Que papel que eu estou vivendo na minha família. Dentro desse processo da auto-afirmao entra o lado da escola, da aprendizagem. Alguns dizem: Ah, eu no tenho mais idade para isso. Mentira. O que eu no quero sair fora de um comodismo, que muitas vezes a abstinência do meu ente querido trouxe. Se ele est em abstinência eu estou no cu. ノ a co-dependncia: se ele est bem eu estou bem, mas se ele est mau eu estou mau. Esse processo, ns temos que comear a identificar. Hoje que tipo de vida eu estou tendo?

Os ultimos passos

Para isso eu preciso desses ltimos trs passos. Que so os passos dez, onze e doze, e so passos de manuteno.

Fazendo um levantamento dos 12 passos, temos o um, dois, trs e quatro, esses quatro so s para mim… … , eu no tenho mais ninguém, sou eu que tenho que decidir por eles.
Temos o cinco, seis, sete, oito e nove, esses cincos passos eu e o meu passado.
E temos os dez, onze e doze, os trs ltimos passos que sou o eu atual, a tem um retrato do que eu sou hoje.

Ser que estou tendo um contato diariamente comigo para saber como que foi o meu dia, com honestidade? ser que realmente estou entrando em contato com esse meu Poder Superior ou estou vivendo o papel desse Poder Superior que eu tenho, ou estou anulando esse Deus na minha vida?  Esse poder superior pode muitas vezes ser seu psiclogo, ser seu psiquiatra, ser seu grupo de NA / AA  etc…  No aquele velhinho de barba, aquela imagem que cada um tem, aquela imagem tradicional. O poder superior pode ser o grupo, pode ser um profissional, algum que possa oferecer ajuda na hora em que eu preciso.

Dentro desse processo dos três ultimos passos, esse inventrio dirio, essa reviso diria aquilo que a igreja catlica a algum tempo atrs chama de exame de conscincia. O dcimo primeiro passo o contato consciente com Deus, voc se reavaliar como uma pessoa que pode errar, que tem o direito de errar, mas tem por obrigação de assumir responsabilidade pelas conseqüências dos seus erros, que uma coisa que muitas vezes a gente no assume.

E o décimo segundo passo, o ultimo passo que levar a mensagem a aquele que ainda sofre. Muitas vezes eu vejo pessoas dentro de um caramujo que s sai para dar alfinetadas ou ir na reunião e dizer: eu j fiz a minha parte e fim de papo. E s. No d uma palavra que possa transmitir uma mensagem a aquele que estão sofrendo. S que ele se esquece que no momento de sofrimento dele algum o ajudou, algum colocou a mo no seu ombro e disse boa noite…, fora…, estamos juntos…. S isso j foi o bastante para que ele fosse ajudado.

Uma outra coisa que eu no posso deixar de falar, o trabalho dos comitês de serviços dos grupos anônimos, no dia em que muitos chegaram nesses grupos tinha algum sentado atrás de uma mesa coordenando, algum j tinha ido no seu distrito  / regional prestar constas do trabalho, algum tinha ido j num hospital / instituição fazer algum tipo de trabalho, de ter ido a uma emissora rádio ou jornal.
é necessário que eu assuma algum compromisso com o grupo, porque se no um dia esse grupo fecha, por no ter quem se sente atrás de uma mesa para coordenar uma reunião.

A  uma palavra mágica que muitas vezes foge do nosso coração, chama-se gratidão.  eles nos  fizeram nada mais que a obrigação. Na hora do sufoco eles tinham a obrigação, passou o sufoco no existe gratidão? Como fica isso? Manipular pessoas como se manipula objetos e depois se descarta, se joga fora? Que tipo de vida essa pessoa pode ter? Que estilo de vida essa pessoa esta tendo.

Nos buscamos a nossa recuperação dentro de um processo de ajuda mútua, os grupos simbolizam uma terapia de espelho, se eu não passei por isso alguém  já passou, mas aquilo que alguém esta falando vai servir para alguma pessoa

Existem modelos de tratamentos que hoje estão espalhados no Brasil. No encontro de NA de dezembro de 1999 no Rio de Janeiro, mostrou-se o índice de sucesso em torno de 15% daqueles que chegam a sala e ficam por mais de dois anos. Nas salas de AA o índice de 20%. E o que temos notado que os métodos de tratamento que usam os 12 passos tem tido um sucesso maior. O índice de recuperam bem maior do que aquelas metodologias que no adotam os 12 passos na recuperação do dependente e do familiar.

[Quem somos][Artigos][Drogas e Filhos][Internação][Guia família]


C.A.D.A – CASA DE APOIO AO DROGADO E AO ALCOÓLATRA
Rua : Marechal Bittencout , 591 – Centro – Jaú – SP.
CNPJ  03.388.703/0001-27 Telefone – (14) 3621-1429
Renata Bevenuto Guilhen CRP-SP 65678